segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Conheci Joy Division na Serie Filhos do Rock

INFLUÊNCIAS/LEGADO

                                                Conheci Joy Division na Serie Filhos do Rock

                                 


     2014 em Portugal a estação televisiva publica passou uma serie intitulada «Filhos do Rock», que pretendeu através de ficção.
      É muito interessante estabelecer uma similitude entre a evolução do Rock em Portugal - que é um  fenómeno sempre tardio , não fossemos nós um pais periférico e os subúrbios de Manchester e Londres, como se sabe campo fértil para expansão da contra-cultura.
       Aconselho a verem no Youtube os inúmeros vídeos sobre esta excelente serie que apesar de ficção conta a miude de forma reve o aparecimento de grupos como : GNR, XUTOS e PONTAPÉS, UHF, JORGE PALMA, e de muitos outros. 
      O enfoque que deram à morte de Ian Curtis, levou-me a descobrir quem era este «monstro» do Punk Rock e o seu grupo JoyDivision.
       Fica abaixo um excerto da comunicação da morte de Ian Curtis :

 
      A morte de Ian Curtis marcou uma geração, é abusivo que foi a morte de Ian que foi valor acrescentado para o sucesso dos  Joy Division,  mas que estamos a falar de boa musica, grandes músicos, com enorme lastro icónico. 
        Esta serie teve o condão pois dedicou um episódio que explica bem o que foi o Punk Rock, que me fez ir em busca deste grupo, embora sem o saber já ouvia, através de grupos como The Smiths ,  The Cure, The Smashing Pumpkins, Pink Floyd, GNR , The Killers, Franz Ferdinand. Há muito que Alvaro Costa e Rui Reininho alertavam para as influências das bandas de Manchester nas suas musicas e em particular Joy Division.



Disse 

Sergio neves
     

Sem comentários:

Enviar um comentário