sábado, 26 de dezembro de 2015

JOY DIVISION ainda hoje influência porquê?

INFLUÊNCIAS/LEGADO,

                                                  JOY DIVISION ainda hoje influência porquê?

                                 


      Dou por mim a refletir sobre isto, porque razão um grupo de Manchester de finais finais dos anos 70 do século XX, continua a influenciar, num tempo em que o punk, os new order e o seu new-have parece ser já uma memoria do passado, os Joy Division  esses não continuam a ser lembrados,mesmo mantendo-se num nicho alternativo, mas são lembrados no geral, mesmo pela cultura pop - descartavel, todos recordam os Joy Division.
    Então porque é que isto acontece: 
   
  MORTE de Ian Curtis  -  SIM/NÃO
  
-  Parece uma explicação óbvia mas que pode ter funcionado logo após a morte de Ian Curtis em Maio de 1980, aliás um pouco como acontece com todos os que morrem estou-me a lembrar de Michael Jackson, Whitney Houston, Elvis, Doors, E.Winehouse, que venderam e houve como que uma revisitação coletiva e global pela vida e obra dos que partiram.  Funcionou mas apagaram-se as luzes, e o tempo esquece.  O que não funcionou com muitos destes que ainda hoje são lembrados com enorme saudade diga-se. 

 QUALIDADE MUSICA  - SIM 

-  A inegavel qualidade da musica e letras dos Joy Division marcaram um tempo, abriram portas a que outros entrassem, sem medos, de certo modo, tornaram o punk, agora reinventado como pós-punk mais comercial, pronto a ser devorado por anarquistas e demais públicos, servidos por uma original campanha de marketing, nisto a banda de Ian , Peter, Bernard, Stephen forma mestres e senhores, internacionalizaram uma etiqueta, um grupo, com parcos recursos mas como a qualidade dos interpretes era boa, foi facil sair dos suburbios de Manchester. 

FORTE IMAGEM - SIM 

-  A imagem é forte, escolheu-se os melhores publicitários e fazedores de marketing da época, num tempo dificil, pós bum Beatles, ter a ousadia que tiveram os criativos da Factory foi obra, ainda hoje são tema de estudo, como se lançam bandas como Joy Division, New Order, Manic Monday, entre muitas outras. 

ICNOGRAFIA  BANDA - SIM 

 - O fato de um grupo de rapazes dos subúrbios de Manchester, vindos do nada, atingirem o estrelato de forma meteórica, mas que souberam preparar caminho, estar no sito certo, aproveitar a oportunidade, não seguiram as influencias, mas partindo delas trilharam o seu próprio caminho, fazendo dos Joy Division uma referência sem igual, iconográfica, pela simplicidade, espontaneidade dos seus elementos e concretamente  Ian Curtis, mas todos os outros se repararmos, sobretudo depois da partida de Ian, Bernard e Peter ganham relevo nos New Order, até porque se passaram a preocupar mais com imagem.
    Ian Curtis está ao nivel de J.Dean, Elvis, J.Morrisson etc 

   Muitas mais  referências fazem dos Joy Division ainda hoje uma banda de culto, atual, sempre a entrar em novas gerações. 
    É importante o legado, mas mais do que isso, é o caminho que se percorre, estes fizeram-no durante 4 anos e forma únicos, imagine-se se ainda hoje cá tivessem?!


disse

sergio neves



 

 
 
 
 
     

domingo, 13 de dezembro de 2015

NEW DAWN FADES - DESVANECE UM NOVO AMANHERCER.

MUSICAS,

                                     

     Era a musica que servia para aquecer as baterias do grupo, nos inicio de cada concerto, depois de estarem todos alinhados aparecia a voz estonteante de Ian, em grande estilo, tem uma letra de alguém que está á espera de uma amanhã diferente, ávido de o orientar, alguém que se conforma com a separação, que segue caminhos diferentes,  a esperança de um amanhã diferente, tem um resultado que já se sabe de antemão, mas que não deixa de ser procurado uma nova  possibilidade. Uma grande musica mais uma dos Joy Division, 

New Dawn Fades

Change of speed, a change of style
A change of scene, with no regrets
A chance to watch, admire the distance
Still occupied, though you forget

Different colours, different shades
Over each mistakes were made, I took the blame
Directionless, so plain to see
A loaded gun won't set you free, so you say

We'll share a drink and step outside
An angry voice and one who cried
We'll give you everything and more
The strain's too much, can't take much more

Oh, I've walked on water, run through fire
Can't seem to feel it anymore

It was me, waiting for me
Hoping for something more
Me, see me in this time
Hoping for something else




    Tradução português
Desvanece Um Novo Amanhecer

Mudança de velocidade, mudança de estilo
Uma mudança de cena, sem lamentos
Uma chance para observar, admirar a distância
Ainda ocupado, embora você se esqueça

Diferentes cores, diferentes tons
Por cada erro que foi cometido eu levei a culpa
Sem direção, tão evidente de se ver
Uma arma carregada não te libertará, é o que você diz

Nós dividiremos uma bebida e iremos embora
Uma voz irada e uma outra que chora
Nós te daremos tudo e muito mais
A tensão é tanta, não se pode aguentar mais

Oh, eu caminhei sobre a água, corri através do fogo
Parece que não consigo sentir mais

Era eu, esperando por mim
Esperando por algo mais
Eu, me veja agora,
Esperando por outra coisa


                                                                     new dawn fades


disse

sergio neves

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ano 1980...tragico Morre Ian Curtis e John Lennon

Curiosidades, 

                          
                                       Ano 1980...trágico Morre Ian Curtis e John Lennon


               


     O ano de 1980 fica marcado pelo desaparecimento de  2 grandes génios da musica, cada um com o seu estilo, cultura, intensidade, se calhar Iana Curtis não queria viver da maneira alucinante como estava, já Lennon foi vitima também do sucesso, mas neste caso por via de um «Fã», que horas antes lhe pedia um autografo e no fim do dia disparava uma arma sobre  Ele , pondo-lhe fim a uma vida que tinha muito para dar.
     Ficam as canções, os mitos, a saudades e uma legião de fãs, apaixonados pela obra musical que deixaram para a posteridade.
    Ambos têm algumas coisas em comum, são ícones, marcaram uma tendência.  Tinham uma alma própria que ia muito para além dos seus Grupos, respetivamente  Joy Division e Beatles.
    Tinham vidas pessoais atribuladas, atravessaram-se relações nas relações estabelecidas que tinham.
     De certo modo a forma pessoal atribulada em que viviam servia para os inspirar, criar clima para a criação de textos, poemas.
      Ambos estavam muito à frente do seu tempo. Penso que se Ian Curtis não tem desaparecido, certamente  tinha ambição de se isolar, partir para outro nível, estado, a escrita e deixar os Joy Division.  
      Ambos eram determinados, sabiam o que queriam e conduziam os que há sua volta gravitavam para o seu preposito.
       De fato o ano de 1980 foi horrível. 18 Maio morre Ian Curtis,  8 Dezembro morre Lennon, em Portugal também em 4 Dezembro de 1980 é assassinado Sá Carneiro.  Foi um ano pesado, de perdas, muitas delas para mim anos mais tarde é que tomei conta a gravidade. Mas foi triste ver partir genios deste calibre.
      

disse 

sergio neves 
                      

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

joy division : She's Lost Control

MUSICAS,

                                                          Joy Division : She's Lost Control

                                                

            Esta musica espelha bem o jogo de sombras que Ian Curtis vivia, exponenciava,  a sua relação com as mulheres da sua vida, a legitima esposa que representava tudo, o seu passado, a fuga para emancipação, a mãe da sua filha, mas ao mesmo tempo representava a dedicação quase exclusiva, regras, a normalidade perante a sociedade,  o casamento fecundo e eterno, era exigente, pois esperava-se de Ian Curtis o comprometimento, a esfera de um grupo de Punk é por norma feito de tournées, onde a bebida e as drogas proliferam , leva por vezes a que se comentam excessos, os Joy Division não serão diferentes, mas tinham alguém no seu seio que tinha dificuldade que tinha uma personalidade taciturna, estranha, fechada, vivia mal com a sua angustia, dramas que todos temos em Ian era uma catarse pegada. A doença, a sua relação com Deborah, que fica agravada com o relacionamento extra-conjugal com Annik. Tudo leva a culminar no suicídio em Maio de 1980.  Terá sido um ato coragem, cobardia, valentia, altruísmo, só Ian saberá. Mas como seriamos todos com este génio em cena?
       A letra desta musica é disso exemplo de alguém que está a perder o controle de tudo e de todos :
E ela virou para mim e me pegou pela mão
E disse "perdi o controle de novo"
E como eu nunca saberei bem por que ou entender
Ela disse "perdi o controle de novo"
        Deborah teve a reação que qualquer pessoa apaixonada tem por quem ama, lutar por esse amor, para Ian era forma de pressão incomensurável, abusiva. 
        Para Ian tudo ficou claro tornava-se impraticável o estilo de vida que tinha, com os seus dramas, talvez porque tenha partilhado com os seus amigos tudo tenha acabado de forma abrupta, para espanto de todos, como é que os seus colegas de banda não e interrogavam pelas letras, pelos comportamentos, pela alienação fase á realidade.       
                                   

 
She's Lost Control

Confusion in her eyes that says it all
She's lost control
And she's clinging to the nearest passer by
She's lost control
And she gave away the secrets of her past
And said I've lost control again
And of a voice that told her when and where to act
She said I've lost control again

And she turned around and took me by the hand
And said I've lost control again
And how I'll never know just why or understand
She said I've lost control again
And she screamed out, kicking on her side
And said I've lost control again
And seized up on the floor, I thought she'd die
She said I've lost control

She's lost control again
She's lost control
She's lost control again
She's lost control

Well I had to phone her friend to state her case
And say she's lost control again
And she showed up all the errors and mistakes
And said I've lost control again
But she expressed herself in many different ways
Until she lost control again
And walked upon the edge of no escape and laughed
I've lost control

She's lost control again
She's lost control
She's lost control again
She's lost control

I could live a little better with the myths and the lies
When the darkness broke in, I just broke down and cried
I could live a little in a wider line
When the change is gone, when the urge is gone
To lose control When here we come



 joy division : She's Lost Control

la Perdeu o Controle

Confusão em seus olhos que dizem tudo
Ela perdeu o controle
E ela está se agarrando ao pedestre mais próximo
Ela perdeu o controle
E ela revelou os segredos de seu passado
E ela disse "Eu perdi o controle de novo"
E de uma voz que disse a ela quando e onde agir
Ela disse "Eu perdi o controle de novo"

E ela virou para mim e me pegou pela mão
E disse "perdi o controle de novo"
E como eu nunca saberei bem por que ou entender
Ela disse "perdi o controle de novo"
E ela gritou, esperneando
E disse "perdi o controle de novo"
E caiu no chão, pensei que ela fosse morrer
Ela disse "perdi o controle de novo"

Ela perdeu o controle de novo
Ela perdeu o controle
Ela perdeu o controle de novo
Ela perdeu o controle

Bem, tive de telefonar a um amigo dela para dar conta de seu caso
E dizer "ela perdeu controle de novo"
E ela mostrou todos os erros e enganos
E disse "perdi o controle de novo"
Mas ela se expressou de muitas maneiras diferentes
Até que ela perdeu o controle de novo
E caminhou sobre a borda inescapável e riu
"Eu perdi o controle"

Ela perdeu o controle de novo
Ela perdeu o controle
Ela perdeu o controle de novo
Ela perdeu o controle

Eu poderia viver um pouco melhor com os os mitos e as mentiras
Quando a escuridão rompeu, só desmoronei e chorei
Eu poderia viver um pouco em uma linha maior
Quando a mudança se foi, quando o impulso se foi
Para perder o controle quando aqui chegamos








quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Joy Division outros rapazes.....

INFLUÊNCIAS/LEGADO,

                                                  Joy Division outros rapazes.....
                                          
                                     








       Falar dos Joy Division sem falar dos outros rapazes,  parece incompleto.
     Se Ian Curtis era  o líder, disso não temos duvidas, agora os outros são também cada um há sua maneiras pequenos génios, que souberam bem, estar á sombra de Curtis sem que disso se apercebessem, mas nunca deixando-se apagar, abafar, ou retirar a criatividade.  Prova disso é que Ian Curtis partiu para a sua grande peregrinação e Eles continuaram, virar agulha e formar uma banda mítica também ela dos anos 80 e 90 os New Order.   Bernard, Stephen e Peter são eles mesmos lideres, cada um com  seu carisma, é engraçado perceber que agora 35 anos anos passados é que se apercebem o que construiram, que foi muito para alem da musica, da arte, perceberam também o graus de alienação de Ian Curtis, sobre a as suas musicas, letras, perceberam que Ian tinha o seu destino traçado, deixando atrás de si um rasto de espiritualidade, em torno de um ideia de pós-punk, urbanidade, anti-cultura, rutura com cultura pop, muito embora tenham sem querem criado o marketing da saudade. 
    Os outros rapazes vivem com o anátema dos Joy Division, mas souberam tirar partido disso, partirem para outra, embora sem medo regressem ao ponto de partida. É interessante também ver nas múltiplas entrevistas, que como foram inocentes, ingénuos, e não perceberam que Ian Curtis a sua criatividade, era negra, carregada de frustração, decadência, morte, ausência, alienação, rutura com o mundo e a vida. De todos talvez Bernard fosse quem cedo percebeu que Ian tinha culto traçado, mas nada vez afinal estamos a falar de jovens á época em que a morte era uma miragem. Mas Curtis quis provar que tinha domínio da situação, partiu e deixou um legado. 


sem mais

sergio neves