INFLUÊNCIAS/LEGADO,
JOY DIVISION ainda hoje influência porquê?
JOY DIVISION ainda hoje influência porquê?
Dou por mim a refletir sobre isto, porque razão um grupo de Manchester de finais finais dos anos 70 do século XX, continua a influenciar, num tempo em que o punk, os new order e o seu new-have parece ser já uma memoria do passado, os Joy Division esses não continuam a ser lembrados,mesmo mantendo-se num nicho alternativo, mas são lembrados no geral, mesmo pela cultura pop - descartavel, todos recordam os Joy Division.
Então porque é que isto acontece:
MORTE de Ian Curtis - SIM/NÃO
- Parece uma explicação óbvia mas que pode ter funcionado logo após a morte de Ian Curtis em Maio de 1980, aliás um pouco como acontece com todos os que morrem estou-me a lembrar de Michael Jackson, Whitney Houston, Elvis, Doors, E.Winehouse, que venderam e houve como que uma revisitação coletiva e global pela vida e obra dos que partiram. Funcionou mas apagaram-se as luzes, e o tempo esquece. O que não funcionou com muitos destes que ainda hoje são lembrados com enorme saudade diga-se.
QUALIDADE MUSICA - SIM
- A inegavel qualidade da musica e letras dos Joy Division marcaram um tempo, abriram portas a que outros entrassem, sem medos, de certo modo, tornaram o punk, agora reinventado como pós-punk mais comercial, pronto a ser devorado por anarquistas e demais públicos, servidos por uma original campanha de marketing, nisto a banda de Ian , Peter, Bernard, Stephen forma mestres e senhores, internacionalizaram uma etiqueta, um grupo, com parcos recursos mas como a qualidade dos interpretes era boa, foi facil sair dos suburbios de Manchester.
FORTE IMAGEM - SIM
- A imagem é forte, escolheu-se os melhores publicitários e fazedores de marketing da época, num tempo dificil, pós bum Beatles, ter a ousadia que tiveram os criativos da Factory foi obra, ainda hoje são tema de estudo, como se lançam bandas como Joy Division, New Order, Manic Monday, entre muitas outras.
ICNOGRAFIA BANDA - SIM
- O fato de um grupo de rapazes dos subúrbios de Manchester, vindos do nada, atingirem o estrelato de forma meteórica, mas que souberam preparar caminho, estar no sito certo, aproveitar a oportunidade, não seguiram as influencias, mas partindo delas trilharam o seu próprio caminho, fazendo dos Joy Division uma referência sem igual, iconográfica, pela simplicidade, espontaneidade dos seus elementos e concretamente Ian Curtis, mas todos os outros se repararmos, sobretudo depois da partida de Ian, Bernard e Peter ganham relevo nos New Order, até porque se passaram a preocupar mais com imagem.
Ian Curtis está ao nivel de J.Dean, Elvis, J.Morrisson etc
Muitas mais referências fazem dos Joy Division ainda hoje uma banda de culto, atual, sempre a entrar em novas gerações.
É importante o legado, mas mais do que isso, é o caminho que se percorre, estes fizeram-no durante 4 anos e forma únicos, imagine-se se ainda hoje cá tivessem?!
disse
sergio neves