sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A IMAGEM JOY DIVISION - TOP 10

ICONOGRAFIA,

                                          A IMAGEM JOY DIVISION - TOP 10

                                           
 
    Um grupo da musica pós-punk, ou o precursor da cultura Pop urbana,  apesar da musica ser alternativa, a iconografia, a mensagem é bem atual, urbana, para massas, a cultura de subúrbios, quase desprezada, mas que pelas imagens, pela mensagem pode ser global, os Joy Division , apelam pois a essa cultura marginal, de exclusão, a que estão dotados os jovens e não só, nas periferias das imensas cidades.
     Este exercício de imagem memoria disso é prova, mas é algo muito pessoal, é a forma como retenho a mensagem passada, um grupo que foi muito para alem da musica produzida, 2 álbuns Unkown Pelasures e Closer. O resto é legado, mito urbano, mensagem, talvez tivessem já a consciência de eternidade, deixaram discípulos ; The Cure, U2, Morrissey, Radiohead, Editors, Franz Fernand,Killers e tantos outros.
 
 
 TOP 10 ICONES/IMAGEM JOY DIVISION
 
 
 
1-   ONDAS RADIO - UNKNOWN PELASURES
 
 
 
 
 
Imagem muito bem conseguida, para capa do 1º álbum de 1979 dos Joy Division, é a grande imagem associada de imediato ao grupo do arredores de Manchester.
 
 

 
2- A DANÇA DE IAN 
 

 
 
 

     Forma como dançava, era uma catarse que nem os próprios colegas percebiam, mas sabiam que o fazia não porque estava sob efeito álcool ou estupefacientes, antes era a forma como se transcendia, fica alienado pela sua dor interior que extravasava  fazia parte da dinâmica da musica, da forma como viva os sons da cidade que amava e odiava.
 
3-  VIADUTO MANCHESTER
 
 
 
 
   Uma imagem aparentemente banal, diz muito do que é a cultura musical e icnografia dos Joy Division, um grupo de rapazes na sua cidade, numa simbiose entre o urbano e urbanidade, entre vivência e decadência, num dia frio, lá estavam os 4, aparentemente juntos mas distantes entre si.
 
 
4- ENTRADA PARA METRO
 
                        
 
   Tantas vezes passada, esta imagem é o ícone da cultura underground, fica a ideia que Ian Curtis queres deixar uma marca diferente dos demais, os outros três seguem o seu caminho, Ian Curtis não olha para trás como que a se despedir, inconformado para onde o leva a vida.
 
 
5-  OLHAR IAN CURTIS
 
 
   Esta imagem é olhar de alguém ciente da sua missão, que a cantar, a escrever traduz bem o que lhe vai na alma, os olhos penetrantes deste músicos, é também o olhar de dor, sofrimento, a implorar ajuda, mas ao mesmo tempo de alguém que já tomou uma decisão.
 
6- FOTO JOY DIVISION
 
 
           

 
 Um grupo de amigos e conhecidos que têm gostos em comum musica, cultura alternativa, vivem a mesma realidade  suburbana, os mesmos problemas do  pós-revolução industrial britânica.  Mal sabiam Peter, Bernard, Stephen e Ian que nunca mais se separariam.
 
 
7- UM HOMEM SÓ
 
     

  Uma imagem vale por mil palavras, esta será uma delas, tratasse de Ian Curtis nos ensaios na velha fabrica, prova bem já o desfasamento com a realidade, alguém que têm já tudo tratado, pois este mundo  é impossível de tolerar. A sua luta entre epilepsia, os dois amores, o peso do sucesso e o -medo de uma sociedade que o pode censurar.
 
8 - A HOMENAGEM POSTUMA EM ATMOSPHERE



 
      Esta imagem  representa bem a dor da perda de alguém prematuramente,  a dicotomia entre  bem e o mal,  o branco e o preto, don't walk alone in silence,  marca bem  o drama de Ian, esta imagem iconográfica, espelha o medo e a dor. Um «teledisco» que parece uma marcha fúnebre, mas também uma justa homenagem a quem tudo fez  pela musica alternativa.
 
 
 
 9- UM IDEAL DE VIDA
 
 
 
 
 
 
 
 

    Perceber esta imagem é fundamental para se ser mal entendido, é que Ela não quer fazer homenagem a um ideário fascista, aliás Ian Curtis e seus pares foram acusado de serem saudosista do nacional-fascismo, acontece que os jovens de 50 e 60 viveram sobre o espectro do pós-guerra, pois tiveram avós, familiares que direta ou indiretamente,  sofreram as agruras da guerra.  Reparem que nesta fase surge os heróis marvel, o super-detective 007, envia toda uma cultura pós-guerra, estou-me a lembrar da obra dos Pink Floyd, os relatos da II Guerra, é normal que os jovens de então tivessem simultaneamente um fascino e odio por todo o ideário, daí que a necessidade de uma contra cultura e quiçá depois uma nova ordem. 
 


10- UMA EXPRESSÃO EMBLEMATICA
  
  
 

   Que imagem, os grandes mitos urbanos são assim, têm expressões que são únicos.  Estou a ver esta imagem e a lembrar-me de Steve McQueen, Elvis, Marlyin Moore, James Dean, Lennon. São momentos bem captados, genuínos  e que ficam para posteridade.
 
 
  Um post que pretendeu focar as 10 melhores imagens mas apesar do curto tempo de vida deste grupo muitas mais haveria
 
                       


 
                                    













          Don't walk alone in silence.



disse

sergio neves
 



 





 






Sem comentários:

Enviar um comentário