HISTORIAS e ESTORIAS,
JOY DIVISION entre a obra e fenómeno do marketing da recordação
JOY DIVISION entre a obra e fenómeno do marketing da recordação
De facto quanto mais nos aprofundamos na historia dos Joy Division perdemos um pouco o pé, pois de facto a sua obra foram 2 EP/LP Unkown Pleasures e Closer, depois o que há é singles extraídos destes EP/LP, depois de 5 em 5 anos de forma póstuma são lançados coletâneas, algumas versões não gravada na época, álbuns ao vivo, mas sobretudo coletâneas a prepósito de uma homenagem, efeméride, tudo é pretexto, e porque se o faz? Porque de facto existe qualidade, razão, merecem mesmo ser lembrados, paralelamente a isto temos o marketing, merchandising tem o poder furaz, pois vale muito mais que a obra, exponencia, dá-lhe novo elan, é icnográfico, pode-se não gostar, mas as coisas funcionam assim.
Mas uma coisa traz a outra, os álbuns eram bons, a sonoridade era vanguardista, gótica, pós punk mas era e é boa musica ainda hoje, logo faz sentido que o merchandising de recordação floresça, é já um clássico, a t-shirt Unkown Pleasures.
É curioso que um dos grandes responsáveis da criação gráfica, dos Joy Division, seja ele a separar e quase de forma breve, curta e lucida, os Joy Division são 2 EP/LP, o resto é pura invenção, ora penso que uma obra de arte, tem vários momentos, a criação, a publicação e depois alienação desta, deixa de ser do autor para ser de todos, fará do imaginário da humanidade.
É interessante, verificar que sejam os próprios a desacelerar algo que ajudaram a criar, talvez não se tenham dado conta do que os Joy Division já percorreram.
disse
sergio neves
Sem comentários:
Enviar um comentário