segunda-feira, 26 de outubro de 2015

JOY DIVISION entre a obra e fenomeno do marketing da recordação

HISTORIAS e ESTORIAS,

                    JOY DIVISION entre a obra e fenómeno do  marketing da recordação

                            

                         
        De facto quanto mais nos aprofundamos na historia dos Joy Division perdemos um pouco o pé, pois de facto a sua obra foram 2 EP/LP  Unkown Pleasures e  Closer,  depois o que há é singles extraídos destes EP/LP,  depois de 5 em 5 anos de forma póstuma  são lançados coletâneas,  algumas versões não gravada na época, álbuns ao vivo, mas sobretudo coletâneas a prepósito de uma homenagem, efeméride, tudo é pretexto, e porque se o faz?  Porque de facto existe qualidade, razão, merecem mesmo ser lembrados, paralelamente a isto temos o marketing, merchandising tem o poder furaz, pois  vale muito mais que a obra, exponencia,  dá-lhe novo elan, é icnográfico, pode-se  não gostar, mas as coisas funcionam assim.
        Mas uma coisa traz a outra, os álbuns eram bons, a sonoridade era vanguardista, gótica, pós punk mas era e é boa musica ainda hoje, logo faz sentido que o merchandising de recordação floresça, é já um clássico, a t-shirt Unkown Pleasures.
        É curioso que um dos grandes responsáveis da criação gráfica, dos Joy Division,  seja ele a separar e quase de forma breve, curta e lucida, os Joy Division são 2 EP/LP, o resto é pura invenção, ora penso que uma obra de arte, tem vários momentos, a criação, a publicação e depois alienação desta, deixa de ser do autor para ser de todos, fará  do imaginário  da humanidade.
       É interessante, verificar que sejam os próprios a desacelerar algo que ajudaram a criar,  talvez não se tenham dado conta do que os Joy Division já percorreram.
 
       
 
disse
 
sergio neves  

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